Uma perícia grafotécnica realizada a pedido do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) revelou que as assinaturas em contratos de empréstimo bancário no nome da apresentadora Ana Hickmann não são autênticas.
O levantamento envolve a solicitação de dois empréstimos, que totalizam cerca de R$ 4,5 milhões. O novo laudo deverá identificar quem cometeu a falsificação.
O laudo grafotécnico, composto por 40 páginas, apresentou detalhes técnicos para comprovar a falsificação das assinaturas. “Estamos diante de falsificação por imitação de memória, e não tentativa de disfarce (auto falsificação). A gênese do grafismo motivo é absolutamente distinta da gênese dos paradigmas autênticos”, afirmou o documento.
O advogado de Ana Hickmann, Roberto Leonessa, explicou que a perícia anterior, realizada em um caso semelhante no ano passado, apontou que Claudia Helena dos Santos, ex-assessora da apresentadora, esteve envolvida nas falsificações.
Na ocasião, a investigação também indicou que Alexandre Correa, ex-marido de Ana, teria participação no esquema.
Apesar dos indícios anteriores, a defesa de Ana Hickmann ainda aguarda o laudo oficial que confirmará a autoria das assinaturas no caso mais recente.
“Um laudo já apresentado no passado em outros casos similares tem apontado que as assinaturas foram feitas pela ex-assessora Claudia Helena. Nesse caso, porém, isso ainda será certificado”, explicou o advogado. Ele acrescentou: “Ele (Alexandre Correa) tomava empréstimos e fazia renovações sem o conhecimento dela (Ana Hickmann)”.
Até o momento, entretanto, tanto Alexandre Correa quanto Claudia Helena dos Santos não se manifestaram sobre o assunto.
Ana Hickmann e Alexandre Correa se separaram em novembro do ano passado, após 25 anos de casamento. A apresentadora denunciou o então marido por violência doméstica, e ele virou réu por lesão corporal dolosa e constrangimento de criança.
Além disso, a denúncia envolveu a acusação de que Ana sofreu agreção na frente do filho, com 9 anos na época.
Correa, em contrapartida, alegou alienação parental por parte da ex-esposa e acusou Ana de descumprir uma ordem judicial. Ele chegou a pedir a prisão da apresentadora, mas o Ministério Público rejeitou a solicitação.