Em tempos de Inteligência Artificial (IA), músicos nacionais e internacionais se uniram para elaborar um documento pedindo proteção contra esse tipo de tecnologia. Segundo eles, as ferramentas IA são um ataque contra a criatividade humana. Entre alguns nomes que assinaram a carta estão nomes consagrados Stevie Wonder e Bon Jovi, mas também alguns artistas brasileiros e do pop atual.
O documento foi elaborado através da organização sem fins lucrativos Artists Right Alliance (Aliança dos Direitos dos Artistas – ARA). No texto eles pedem: “Temos que nos proteger contra o uso predatório da IA para roubar vozes e retratos de artistas profissionais, violar os direitos dos criadores e destruir o ecossistema musical”, alegam. O documento foi exposto pela agência de notícias France Presse (AFP).
A carta foi enviada para plataformas de músicas digitais e quaisquer serviços envolvidos com música. Eles pedem que não seja implementado nenhum tipo de ferramenta ou conteúdo IA que possa vir a comprometer a arte humana ou que, caso usem, que não neguem remuneraçãoe créditos justos por esta arte feita por eles.
O documento foi elaborado após meses de denúncia devido a expansão sem limites desse tipo de ferramenta que põe em risco as obras dos artistas no que se diz respeito a direitos autorais, abrindo brechas para fraudes.
A carta tem 247 assinaturas, entre elas estão grandes nomes da música atual como Billie Eilish, Katy Perry e Sam Smith. Entre os brasileiros estão Simone Mendes, Mumuzinho, Felipe Araújo, Lauana Prado e Eli Soares.