Pessoas físicas e jurídicas já doaram mais de R$ 38 milhões para a chave Pix divulgada pelo governo do Rio Grande do Sul em meio às chuvas que atingem o estado e já deixaram ao menos 78 mortos.
Valor arrecadado é de R$ 38.167.189,02. A quantia foi obtida desde quinta-feira (2) até às 18h36 (horário de Brasília) deste domingo (5), de acordo com a gestão estadual.
Governo afirma que recursos serão “totalmente direcionados para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias”. A gestão estadual comunicou que um decreto foi publicado neste domingo para instituir o comitê que fará a gestão da conta “SOS Rio Grande do Sul”, que está recebendo as doações.
O grupo é composto por entidades públicas e privadas. Eles serão responsáveis por “definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave Pix do canal”.
Entre os membros do setor público que farão parte do grupo estão o gabinete do governador, Eduardo Leite (PSDB), e a Secretaria do Desenvolvimento Social. Já no setor privado, participarão a Cufa (Central Única das Favelas), Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).
Conta divulgada pelo governo é a mesma utilizada para receber doações em 2023. No ano passado, o estado também foi atingido por chuvas que provocaram estragos em diversos municípios no mês de setembro, principalmente as cidades do Vale do Taquari.
Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
Governo do Rio Grande do Sul.
Doações podem ser feitas na chave Pix de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). O número para doações é: 92.958.800/0001-38. Quando realizar a transferência, confirme que o banco de destino é “Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)”.
Recursos obtidos serão usados para ajudar os atingidos pelas chuvas e na reconstrução da infraestrutura das cidades, diz governo. As doações podem ser feitas por qualquer pessoa física e jurídica.
Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado. pic.twitter.com/M2I6zfsMNs
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) May 2, 2024