Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor, usou suas redes sociais para denunciar uma prática ilegal envolvendo seu nome. O economista afirmou que uma empresa estaria utilizando sua imagem e voz sem permissão em anúncios de empréstimos, criados com ajuda de inteligência artificial.
Segundo ele, a financeira tenta enganar os consumidores para que fechem negócios com a falsa promessa de empréstimos. “Muita irresponsabilidade”, declarou Gil.
Gil do Vigor explicou aos seus seguidores que não está envolvido com nenhum tipo de serviço de empréstimo:
“Eu estou com muita raiva, muita raiva! Sabe por que, minha gente? Porque é muita irresponsabilidade, onde é que esses criminosos chegam ao ponto de utilizar a nossa voz. Inteligência artificial comigo não, porque eu já entrei com uma ação”, afirmou ele.
O economista também pediu cautela a seus fãs, orientando-os a não acreditarem em ofertas que utilizem sua imagem.
A CredFácil, que teve seu nome associado aos golpes, também se pronunciou sobre o caso. A empresa afirmou que foi vítima de criminosos que usaram sua marca de forma indevida para oferecer falsos empréstimos:
“A rede de serviços financeiros, com experiência de 20 anos, também foi afetada pelos golpistas que criaram dezenas de perfis falsos utilizando a marca indevidamente”, declarou a empresa em uma nota enviada à colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles.
A CredFácil também destacou que não realiza acordos com influenciadores e não solicita pagamentos antecipados. A empresa ainda reforçou que está tomando todas as medidas legais para proteger sua reputação e garantir a segurança de seus clientes. “A rede segue tomando medidas legais para proteger sua marca e seus clientes”, informou a instituição.