Uma brincadeira inusitada nas redes sociais gerou uma verdadeira onda de desinformação. Internautas no X imaginaram uma novela chamada “Pé de Chinesa”, supostamente protagonizada por Jade Picon e Davi Brito, com o roteiro assinado por Gloria Perez.
A ideia viralizou e confundiu muitos usuários, que acreditaram na existência do folhetim. Tudo começou com a criação de imagens falsas usando inteligência artificial, o que deu um ar de veracidade ao projeto fictício.
A especulação ganhou força quando usuários começaram a compartilhar imagens da suposta novela, ambientada na China, com trajes típicos e cenas que remetiam a produções já conhecidas.
Internautas criaram até uma abertura falsa para “Pé de Chinesa”, inspirada na vinheta de “Caminho das Índias”, novela de 2009 escrita pela própria Gloria Perez.
A trilha sonora escolhida para a abertura também seguiu a linha de humor: “Lig-Lig-Lig-Lé”, de Adriana Calcanhotto, na versão de Ney Matogrosso, que havia sido tema de outra novela, “Negócio da China” (2008).
🚨Meo deus! Globo ignora Vale Tudo e lança primeiro teaser de “Pé de Chinesa”, expectativa de mais um grande sucesso de Glória Perez🥢🐉 #PeDeChinesa pic.twitter.com/x3NMNOvu4F
— Portal Ypis🦶🏻🇨🇳 (@ypisportal) August 28, 2024
O suposto elenco da novela “Pé de Chinesa” incluía nomes conhecidos do público, como por exemplo Giovanna Antonelli, Neusa Borges, Ícaro Silva, Igor Rickli, entre outros.
A escolha dos atores também gerou críticas nas redes, sobretudo pela falta de representação de descendentes de asiáticos. “Acho uma falta de respeito com o povo chinês. Olha esse elenco. Ninguém é chinês ou descendente de chineses”, escreveu uma usuária no X, irritada com a montagem.
Diante da repercussão, Gloria Perez não ficou em silêncio. A autora reagiu à brincadeira, destacando o caráter absurdo da invenção: “Que besteirol! Meus haters já foram mais criativos”, disse ela, colocando um ponto final na especulação, mas sem diminuir o alvoroço nas redes.
Em contrapartida, mesmo com a revelação da farsa, o termo “Pé de Chinesa” chegou ao topo dos assuntos mais comentados nas redes sociais no Brasil. Muitos internautas se divertiram com a criatividade da brincadeira, enquanto outros demonstraram frustração por terem acreditado na história.