O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo, 21 de julho, que não buscará a reeleição, afirmando que “é do melhor interesse do meu partido e do país”. A decisão, tomada a quatro meses das eleições nos EUA, altera a dinâmica da corrida pela Casa Branca. Biden enfrentava intensa pressão de seus colegas democratas após um desempenho fraco no debate contra o republicano Donald Trump no final de junho.
Em uma carta postada em sua conta nas redes sociais, Biden declarou: “Foi a maior honra de minha vida servir como presidente. E embora minha intenção tenha sido buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu desista e me concentre exclusivamente em cumprir os deveres como Presidente pelo restante do meu mandato”.
Biden agradeceu à vice-presidente Kamala Harris, descrevendo-a como uma “parceira extraordinária”. Ele também expressou gratidão ao povo americano pela confiança nele depositada: “Acredito hoje e sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer – quando fazemos juntos. Só precisamos lembrar que somos os Estados Unidos da América.”
Biden estava sendo pressionado a abandonar a corrida eleitoral desde o fim de junho, quando teve um mau desempenho no primeiro debate presidencial. A idade avançada e a aptidão do presidente levantaram preocupações entre seus apoiadores.
Em sua mensagem final, Biden escreveu: “Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”.
Biden também anunciou seu apoio à candidatura de Kamala Harris: “Quero oferecer todo o meu apoio para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”.
My fellow Democrats, I have decided not to accept the nomination and to focus all my energies on my duties as President for the remainder of my term. My very first decision as the party nominee in 2020 was to pick Kamala Harris as my Vice President. And it’s been the best… pic.twitter.com/x8DnvuImJV
— Joe Biden (@JoeBiden) July 21, 2024