Conforme noticiado pelo site InfoMoney, a Prefeitura do Rio está aportando R$ 10 milhões em patrocínio ao evento. Porém, um estudo feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR) teria apontado ainda que a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio será suficiente para recuperar o aporte de recursos públicos.
A projeção é de um aumento de 20% da arrecadação de ISS em maio de 2024 em relação a maio de 2023 de atividades relacionadas ao show, como turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário, além de serviços de artistas. O montante arrecadado desses setores somaria R$ 60,9 milhões no mês, o que significaria R$ 10,2 milhões a mais que o resultado de maio do ano passado.
“Com base em dados da organização do evento, compilados pela SMTUR, a exposição na mídia internacional do show da Madonna no Rio, após o anúncio oficial, alcançou em termos publicitários US$ 43,9 milhões – o equivalente a R$ 217,6 milhões (mais de 20 vezes o investimento da Prefeitura). Isso quer dizer que a Prefeitura do Rio, caso fizesse uma campanha de publicidade na imprensa internacional, teria que gastar mais de R$ 200 milhões, conquistados, espontaneamente, com a oficialização do show”, completou.