A ex-jogadora de vôlei Márcia Fu expressou insatisfação com os uniformes escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para o Time Brasil usar nas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A opinião de Fu reflete um sentimento compartilhado por muitos brasileiros. Internautas também consideraram o traje simples em comparação com os uniformes de outras delegações.
Em seu canal no YouTube, Márcia Fu criticou duramente o uniforme da delegação brasileira. “O que é isso aqui? Isso é do Brasil? Como assim? Gente, isso não é do Brasil, não, estão mentindo. Esse negocinho jeans… Que blusa é essa aqui embaixo? Bem de crente. Ai, desculpe, eu não podia ter falado, mas eu falei. Não gostei”, afirmou Márcia Fu.
Ela continuou: “Péssimo gosto. Me ajuda aí, colega, uma porcaria. Não gostei. Me ajuda que está danado esse uniforme do Brasil. Eu acho que as meninas mereciam coisa melhor. A nossa delegação merecia, com certeza, coisa melhor. Para, cortar esse do Brasil. Horrível”, finalizou a medalhista olímpica.
Márcia Fu, que é medalhista em Atlanta-1996, acompanhará as Olimpíadas de Paris 2024. Em seu primeiro vídeo da cobertura, visitou o Parque Time Brasil em Paris e teceu críticas ao uniforme da delegação brasileira nessa mesma publicação.
SOCORRO! Márcia Fu detonando o uniforme brasileiro para as Olimpíadas de Paris 2024.pic.twitter.com/iJQLVv2yvF
— Central Reality (@centralreality) July 23, 2024
Os uniformes das Cerimônias de Abertura e Encerramento foram desenhados e confeccionados pela Riachuelo, marca de moda rápida. Em contraste, os atletas italianos usarão peças da renomada Emporio Armani. A Riachuelo também desenhou as roupas de viagem da delegação brasileira.
A fornecedora oficial do COB, a chinesa Peak, confeccionou as peças para a Vila Olímpica, trajes de pódio e uniformes para atletas de confederações sem fornecedor próprio.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Ministério do Esporte responderam às críticas nas redes sociais nesta segunda-feira (22). Atletas e torcedores alegaram descuido em relação aos materiais fornecidos. “Os uniformes de responsabilidade do COB serão entregues a todos os atletas em Paris. Explicamos toda essa operação neste link”, publicou o COB.
No link, está escrito: “Ainda no Brasil, os atletas recebem uniformes de viagem e de desfile, fornecidos pela Riachuelo e pela Havaianas para a abertura em ecobags. Já em Paris, todas as delegações recebem malas Peak com mais de 30 itens, variados entre masculino e feminino”.