Está acontecendo na tarde desta sexta-feira, 26 de julho, a cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas de Paris de 2024, que vem mesclando os momentos em que as delegações entram de barco no Rio Sena, apresentações musicais, corrida com a tocha e momentos históricos/políticos da França.
Porém, há alguns minutos, foi o momento em que a delegação de Israel deveria passar. Mas para a surpresa de muitos, o veículo pareceu completamente vazio, sem seus atletas, deixando muitos curiosos com o motivo.
Na TV Globo, foi explicado que isso foi uma medida de segurança, tal qual um barco militar menor entrando próximo da delegação. Isso porque havia suspeitas de um suposto plano apoiado pelo Irã para atacar a delegação do país judeu nas Olimpíadas de Paris.
A emissora ainda afirmou que a França conta com muitos imigrantes palestinos, cujo grupo terrorista Hamas está em guerra com Israel. De acordo com o portal Terra, Israel irá aos Jogos Olímpicos com 88 atletas, que terão proteção 24 horas por dia dos serviços de segurança da França e também da Shin Bet, agência de inteligência israelense.
Barco de Israel passa vazio na abertura das Olimpíadas. Emblemático! pic.twitter.com/vPfunkX7aa
— Marcio Ornelas (@ornelasmarcio) July 26, 2024
Pela primeira vez, a cerimônia de abertura não será realizada em um estádio convencional. Paris 2024 optou por um cenário ao longo do Rio Sena, integrando a cidade ao espírito olímpico. Esta inovação transformará o evento em um espetáculo único, utilizando o rio que atravessa o coração da capital francesa.
Os atletas de 205 delegações desfilarão em 85 barcos pelo Sena, cobrindo um percurso de 6 quilômetros. Cada embarcação terá câmeras, permitindo ao público acompanhar cada momento de perto. “Os atletas desfilarão em barcos pelo Sena, cobrindo um percurso de 6 quilômetros,” informou a organização.
O desfile começa na ponte Austerlitz, próximo ao Jardin des Plantes, às 14h30 (de Brasília). Desse modo, o percurso passará por locais icônicos como as ilhas no centro da cidade e diversas pontes famosas, até terminar na Ponte Léna e no Trocadéro, onde ocorrerão os momentos finais e os shows de encerramento. Outra novidade é o acesso gratuito ao público, aliás, em vários pontos das margens do Sena. Os fãs de esporte não precisaram de ingresso para assistir ao evento no Cais superior.
No entanto, quem desejar acesso à parte inferior, entre a ponte Austerlitz e a ponte Iéna, terá que comprar ingresso. Além disso, o evento contará com 80 telões estrategicamente posicionados, garantindo que todos desfrutem da atmosfera única. Globo, Sportv, GE e Globoplay transmitirão ao vivo.