A transmissão da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, exibida pela Globo na tarde da última sexta-feira, alcançou 36,4 milhões de espectadores, registrando um crescimento de 18% em comparação com a abertura dos Jogos de Tóquio em 2021. Este aumento representa mais 5,6 milhões de pessoas.
Na TV Globo, a cerimônia registrou 17 pontos de audiência e 39% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT), a maior audiência para o horário em uma sexta-feira desde dezembro de 2023. A média de audiência superou em 61% a do evento anterior, em 2021. Além disso, a “Central Olímpica”, comandada por Tadeu Schmidt e Fernanda Garay, foi vista por 23,7 milhões de brasileiros.
No sportv2, a transmissão da cerimônia liderou a audiência entre os canais de TV por assinatura, com uma média 221% superior ao programa mais visto na mesma faixa horária. Comparado com a abertura dos Jogos de Tóquio, a audiência cresceu 31%. O programa “Ça Va Paris”, apresentado por André Rizek, Nalbert, Marcelo Barreto e Fabi Alvim, também liderou a audiência na PayTV.
O início das competições envolvendo atletas brasileiros mostrou uma audiência promissora. As transmissões das estreias das seleções femininas de handebol e futebol alcançaram 30 milhões de pessoas. Este número representa um aumento de 15% em comparação ao mesmo dia nos Jogos de Tóquio.
A estreia do time feminino de handebol, com uma vitória sobre a Espanha por 29 a 18, impactou 12,7 milhões de pessoas. No futebol, a seleção feminina venceu a Nigéria por 1 a 0, alcançando 23,6 milhões de espectadores.