Rayssa Leal, conhecida como a “fadinha do skate”, brilhou neste domingo, 28 de julho, ao conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris. No entanto, a jovem atleta pode enfrentar uma punição devido a um gesto religioso feito durante a competição.
Durante uma de suas manobras, Rayssa pediu forças ao público e utilizou a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para transmitir a mensagem: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.
Essa ação violou uma das regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), que proíbe manifestações religiosas e políticas durante os Jogos.
O COI estabelece essas restrições para manter a neutralidade, já que o evento reúne nações com diversas culturas e crenças. Apesar da possível advertência, a jovem não corre o risco de perder a medalha conquistada.
Viraliza o vídeo da skatista Rayssa Leal, 16 anos, medalha de bronze neste domingo (28) em Paris, expressando em libras: “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida”.
— Eliana Lima (@elianalima) July 28, 2024
Com a mensagem em libras, Rayssa, que é evangélica, conseguiu driblar a proibição de mensagens religiosas nos Jogos. pic.twitter.com/yjSrYt4072
Em entrevista ao Uol, Rayssa minimizou a possibilidade de uma punição. “Se eu peguei advertência, não estou sabendo. Ainda não chegou em mim. Se eu pegar alguma advertência, a gente descobre mais tarde”, disse a skatista com bom humor.
Ela explicou sua escolha de passar a mensagem religiosa: “Faço em todas as competições. Para mim é importante, eu sou cristã, acredito muito em Deus. Ali eu pedi forças e mandei uma mensagem para todo mundo, que realmente Deus é o caminho, a verdade e a vida”.
Rayssa, em sua declaração, também explicou por que escolheu a LIBRAS para se comunicar: “Fiz em língua de sinais, porque provavelmente o microfone não ia pegar a minha voz, então foi o meio que achei de comunicar com todo mundo. Eu acho isso muito importante”.
A advertência, se ocorrer, funcionará apenas como um alerta inicial. No entanto, o descumprimento contínuo das regras pode resultar em sanções mais severas, incluindo a retirada do credenciamento, exclusão temporária ou permanente dos Jogos, desqualificação de competições futuras e até multas.