Simone Biles anunciou o encerramento de um capítulo importante de sua carreira. Ela revelou que vai “aposentar” o Biles II, um dos movimentos mais desafiadores e famosos da ginástica artística feminina. A atleta publicou uma foto sentada sobre a mesa de salto, em que durante anos executou o Yurchenko Double Pike, salto que leva seu nome e é considerado um dos mais complexos da modalidade.
“Descanse em paz, Yurchenko double pike”. escreveu. Na imagem, o aparelho aparece decorado com flores brancas, simbolizando o “funeral” do movimento.
Vale lembrar que a ginasta já havia revelado em entrevistas anteriores que o Biles II era o salto que mais lhe causava receio devido ao seu elevado grau de dificuldade e ao risco associado a uma possível falha.
Em declarações que fazem parte de um documentário sobre sua vida, Biles explicou que, ao contrário de outras habilidades que se tornam menos assustadoras com o tempo, o Biles II sempre a fazia “rezar” antes de cada execução.
“Normalmente, quando você aprende uma nova habilidade, você se assusta nas primeiras vezes, e depois se acostuma. Mas toda vez que estou na pista de salto, eu estou rezando”.
O Biles II se destacou como o salto de maior pontuação em termos de dificuldade na ginástica feminina, e sua execução final ocorreu na Olimpíada de Paris, onde Biles cravou a acrobacia durante a prova de pódio. O movimento garantiu a ela mais uma medalha de ouro, superando Rebeca Andrade.