O ator e produtor indiano Sohum Shah entrou com uma ação judicial contra a Netflix, alegando que a série de sucesso mundial “Round 6” plagiou a premissa de seu filme “Luck”, lançado em 2009.
De acordo com Shah, as obras compartilham elementos-chave, como o jogo mortal com participantes desesperados competindo por um prêmio em dinheiro. Além disso, têm o mesmo ano de criação.
O produtor busca uma compensação financeira significativa e medidas para impedir que a Netflix continue a infringir seus direitos autorais. Ele assegura que escreveu o roteiro em 2006 para, posteriormente, lançar o filme em 2009.
A acusação de plágio pode ter sérias consequências para a Netflix, que viu o valor de mercado aumentar significativamente após o lançamento de “Round 6”.
No processo judicial, Shah destaca as semelhanças entre as duas obras. Entre elas, a premissa de um jogo mortal com participantes desesperados e a presença de apostas altas.
O produtor alega que o criador de “Round 6”, Hwang Dong-hyuk, teria tido acesso a “Luck” e se inspirado na obra para criar sua série, e portanto ele também é mencionado na ação legal.
Round 6 foi ao ar em setembro de 2021 na Netflix e, além de se tornar o programa mais assistido do site de streaming, a série notavelmente acumulou 1,65 bilhão de horas de exibição apenas nas primeiras quatro semanas.